A vida não é um cursinho de inglês…
Esta semana, surfando na internet, me deparei com um meme bastante bem humorado que me chamou a atenção, arrancando aquele sorriso típico de quem admite para si mesmo: ‘genial!’
Eis aqui o dito cujo:
Não obstante o riso quase que inevitável, por de trás do bom humor (através de um símile que faz alusão ao estereótipo da fala de um caipira texano para dar a dimensão da dificuldade da vida), o meme também nos coloca diante de alguns questionamentos bem relevantes, especialmente para quem ensina línguas em um contexto de EFL/ELF, como é o nosso caso no Brasil. Afinal de contas, se houve a identificação por parte de tantas pessoas (1500+ curtidas e 800+ compartilhamentos), dentre as quais muitos professores, é porque existe aí um grande fundo de verdade.
Uma dessas questões, que gostaria de levantar aqui, vai além da dificuldade mais óbvia com a compreensão do sotaque e diz respeito ao que chamamos de “language grading”, ou seja, a linguagem utilizada pelo professor na sala de aula que se ajusta à compreensão dos alunos, que, por sua vez se subdivide em outras questões de igual relevância:
- O quão naturalmente devemos falar com os nossos alunos?
- Devemos falar rápido ou devagar em sala?
- Devemos ajustar o nosso uso de gramática e vocabulário ao nível da turma?
- Devemos utilizar linguagem formal ou coloquial?
- Devemos nos limitar a utilizar em nossa fala apenas aquilo que o material didático traz?
- Quantas digressões fazemos ao nos dirigir aos alunos? O quanto nos é recomendado?
- Devemos repetir tudo o que os alunos falam de volta pra eles como se fôssemos papagaios?
- Devemos utilizar marcadores de discurso (um, er, y’know, like, I mean, etc.) ao falar? Isso ajuda ou prejudica os alunos?
- De que forma podemos contribuir em sala de aula para minimizar o abismo entre a linguagem de sala e a linguagem da vida real?
Na minha opinião, um exercício bem fácil (porém muito significativo) que nós professores podemos fazer é levarmos uma câmera ou um gravador de voz para dentro de nossa sala de aula. Podemos, desta forma, registrar o nosso desempenho e assisti-lo/ouvi-lo posteriormente, fazendo uma autoavaliação à luz das questões acima. É importante, contudo, nos colocarmos tanto no lugar do aluno, em seu estágio da caminhada, como no lugar daquele que conhece o ponto de chegada e os obstáculos com que os mesmos se depararão ao final do percurso. Lembre-se sempre que é papel do professor conduzir seus aprendizes na descoberta da melhor rota para si.
Certa vez, o professor e filósofo norte-americano Amos Alcott afirmou que o verdadeiro professor defende os seus alunos contra a sua própria influência. Eu não iria tão longe. Na verdade, o verdadeiro professor defende os seus alunos contra a sua própria MÁ influência. Via de regra, tente responder esta simples pergunta: você gostaria de ser seu aluno?
E para concluir, mais um pouco de bom humor – é que o meme original deu ensejo a comentários* simplesmente HI-LÁ-RI-OS, em sua maioria escritos por professores de inglês! Resolvi, então, compartilhar os melhores aqui no blog:
10 Melhores comentários
- A vida é um véio escocês sem dente e lingua presa falando contigo rapidão qdo vc ta nervosa (true story ja me aconteceu haha) – K.S.
- Na real, a vida é um escocês discutindo com um australiano em um bar irlandês – G.S.
- A vida é um homeless do interior da Irlanda puxando conversa com você no Dublin riverside! – J.A.
- É um cara do Texas gago e com a língua presa… – L.R.C.
- Texas é de boa, quero ver você falar no telefone com um cara de Porto Príncipe – L.B.
- A vida é o Eminen rimando pra vc – G.A.
- A minha vida é um indiano que estudou com o Eminem – J.A.B.G.
- A vida é um rap do Eminem cantado pelo Alvim e os esquilos… – C.C.T.
- A vida é o Eminem cantando com uma bala de canela na boca – R.R.
- A vida na verdade é o Eminem – B.M.
Fica, desde já, o convite para que você também possa compartilhar conosco a sua opinião nos comentários. Afinal de contas, o que é a vida?
* (os comentários expressam a opinião de quem os escreveu e não a visão do autor deste post.)