iTeacher 2.0 strikes back!
Olá a todos! Para o artigo deste mês, pensei em voltar ao assunto da tecnologia. Acho que é sempre importante encontrar e pesquisar coisas novas, principalmente devido à rapidez com que o mundo digital se move. Então, pensei em juntar, mais uma vez, dicas de recursos que podem render boas atividades em sala de aula (e fora dela). Vamos lá, então:
- Quizlet: já ouviu falar deste serviço? Muito interessante (e gratuito), legal para quem curte e gosta de aprender através de flashcards. Dá para criar os seus próprios, organizá-los por tema etc. Além disso, tem como fazer atividades de memorização e fazer com que o sistema leia para você os seus flashcards. Muito bom, vale a pena dar uma explorada, principalmente para aqueles que gostam de “memorizar” palavras e expressões novas. Ah, também tem versões para iOS e Android.
- Schooshape: outro sistema bem interessante, mais voltado para o professor. Aqui, dá para criar um ambiente de sala de aula para praticar as quatro habilidades linguísticas: escrita, escuta, fala e leitura. É muito fácil criar uma “sala” virtual, cadastrar os alunos (e turmas) e criar as atividades. Bom para fazer estudos extras para os alunos fazerem em casa, nos seus computadores. O sistema é gratuito, mas limitado na questão de armazenamento de dados, ou seja, não dá para colocar muitos arquivos de áudio para os alunos ouvirem. A versão paga não é muito cara pelo que o sistema oferece, dá para escolher o tempo em que você vai usá-lo, mas mesmo com a versão gratuita já dá para fazer bastante coisa! Os alunos podem fazer as atividades pelo computador ou pelos seus tablets e smartphones (há um app para isso).
- HQs: trabalhar com quadrinhos é sempre divertido! Além de envolver a parte textual, a garotada adora soltar a criatividade. Dá para fazer isso à mão, claro, mas se quiser, dá para usar o MakebeliefsComix, que tem personagens, objetos, balões e recursos adicionais para dar uma brincada e criar tirinhas bacanas.
- Áudio: já imaginou fazer um programa de rádio ou podcast com seus alunos? Bem, dá para usar o site Audioboo ou programas específicos para gravação/edição, como Audacity, ambos gratuitos. O Audioboo funciona também como uma espécie de rede social, com compartilhamento de áudio. O Audacity é um programa de edição, então, dá para acrescentar efeitos, fazer cortes etc. Os alunos podem, por exemplo, escolher um tema e fazer pequenas reportagens e disponibilizar esse áudio para outros colegas ouvirem. O Audioboo tem para iOS e Android, ou pode ser usado no computador. O Audacity, só tem para computadores Mac e PC.
Bem, pessoal, só algumas dicas bem rápidas de alguns recursos que vocês podem vir a explorar no futuro. Todos os sites tem tutoriais e manuais bem explicativos, para que vocês consigam dominar a ferramenta. De qualquer forma, podem contar comigo se precisarem de mais alguma dica extra. As ferramentas estão aí: agora, a criatividade para as atividades é com vocês! Abraços e até a próxima!