Work Smarter, not Harder!
Desde até quando consigo me lembrar ouvi pessoas repetindo que para ganhar dinheiro é preciso trabalhar muito. Não só trabalhar muito, mas dar duro também.
Todos os domingos vejo amigos se lamentando de que o fim de semana já está acabando DE NOVO(!) e que já terão que ir ao trabalho na segunda-feira mais uma vez. Já ouviu falar na “Síndrome do Fantástico”?
E todas as segundas-feiras também escuto frases como “vamos pra guerra!”, “vamos ralar!” ou “lerê-lerê” (horrorosa alusão à época da escravidão).
Esse modo de encarar a vida e as relações de trabalho é antigo e já perdurou por um longo tempo. Será que para ser financeiramente bem-sucedido no Brasil eu preciso realmente “dar o sangue para a empresa” ou passar num concurso público?
Desafio: ao final da semana pergunte a qualquer pessoa próxima a você como foi o trabalho na semana que se finda. Garanto que a maioria dirá: “Uau! Foi muito corrido, estou cansado(a). Ainda bem que o fim de semana está chegando!”.
Não.
Não vou dizer que é muito fácil ganhar dinheiro. Muito menos vou dizer que não é preciso trabalhar. E claro, me reservo no direito de permanecer discutindo levando em conta o respeito e obediência a todas as leis do país.
Mas… Quantas horas você trabalhou essa semana, ou esse mês? E quantos resultados teve?
Sabe quando você tem a sensação de que trabalhou MUITO, mas que teve POUCOS resultados?
E sabe o inverso, quando parece que tudo deu certo rapidamente e você teve BONS resultados com MENOS trabalho?
Não necessariamente diretamente proporcional ao tempo trabalhado é a produtividade que você obtém.
Ficou confuso? Vou explicar de novo:
É possível, ao invés de trabalhar MUITO, trabalhar focando em produtividade. Onde consegue-se mais resultados através de uma menor carga de trabalho.
Se um entregador de pizzas trabalhasse de bicicleta, com certeza terminaria o dia tendo feito muito mais esforço e menos entregas do que um entregador que trabalha de moto. Ou seja, o entregador de pizzas que trabalha de moto analisa e planeja seu trabalho antes mesmo de começar a executá-lo, deixando, entre outras coisas, as ferramentas necessárias (neste caso, a moto) preparadas e à disposição. Assim, tem mais resultados do que o entregador que vai de bicicleta.
Em inglês temos uma expressão sensacional para isso: “work smarter, not harder”.
Ok, mas como adaptar essa “filosofia laboral” à prática do professor particular autônomo de idiomas?
Comece por planejar tarefas, metas e objetivos. Lembre-se que a famosa “to do list” compreende apenas as tarefas de um dia, ao passo que é necessário ter metas para a semana e quinzena, além de objetivos mensais, trimestrais, semestrais e anuais.
Se você é um professor particular autônomo então precisa de prospectar seus próprios alunos, certo?
– Quantos novos contatos você fez nos últimos 15 dias?
– Com quantos potenciais alunos você conversou nos últimos 15 dias?
– Quantas entrevistas iniciais / aulas experimentais você marcou nos últimos 15 dias? E quantas efetivamente aconteceram?
– Quantos alunos novos fecharam contrato com você nos últimos 30 e 60 dias? Qual era a sua meta? (Ou vai deixar a meta aberta pra depois dobr… Nah, deixa pra lá.)
Ainda não começou as aulas particulares?
– Quando começará?
– Qual é a meta de lotação e os objetivos mensais?
– Como será feita a divulgação?
– Que materiais usará?
– As artes e textos já estão prontos?
– Seu pitch de vendas está preparado? Consegue explicar o que faz de forma persuasiva em até 30 segundos?
Ah, já tem muitos alunos?
– Qual a sua estratégia para escalar o negócio?
– Qual a sua estratégia para diminuir o número de horas trabalhadas ao mesmo tempo que mantém ou aumenta a receita?
– Ainda que esteja com horários cheios, que forma de captação continua usando? Sim, porque eventualmente seus alunos vão saindo e você precisa repô-los.
Veja: não é só e simplesmente trabalhar MUITO. Mas sim trabalhar de forma esperta e produtiva, levando em considerações um planejamento bem feito e uma prática incisiva.
Trabalhar muito é importante sim, mas não é tudo.
Já viu esse curso de Marketing e Vendas para Professores Particulares de Idiomas para conseguir compreender e praticar tudo isso?
Lembre-se: work smarter, not harder!